segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Geração GPS

Vivemos na era do GPS. Um mapa eletrônico que te guia para onde vc quiser ir. Não ficamos mais confusos com aqueles mapas de antigamente. As vezes sinto falta daquela parafernália toda. Quantas vezes me diverti com os amigos tentando achar o melhor caminho para se chegar ao objetivo. Discussões, opiniões, até chegar ao denominador comum. Era fascinante! Quantas vezes erramos os caminhos e descobrimos lugares, vilarejos, pessoas inesquecíveis. Quantas foram as vezes que a tal cidadizinha não aparecia ali no mapa e tínhamos a sensação de estarmos em algum filme do Indiana Jones, em uma grande aventura. Não nos davámos conta de como éramos felizes. Eramos desbravadores não apenas de lugares, mas de pessoas. Hoje o GPS substituiu essa árdua procura. É muito mais fácil traçar o destino e chegar lá, sem ao menos ter a preocupação de "conhecer" pessoas no caminho. O mundo se preocupa mais com metas do que com sentimentos. Talvez esse seja o preço que se paga por viver em um mundo globalizado. Hoje se vc não possuir um computador onde possa acessar a internet, você é considerado um analfabeto. Sim, aquele tipo de pessoa que não se adequa as exigências da sociedade.
Sei que meus filhos um dia não pularão elástico, brincarão de pique ou soltarão pipas, como minha geração costumava fazer. Eles poderão ter mais inteligencia, mas me preocupo se eles sentirão aquilo que antes era tão fácil e tão simples, mas que fazia um bem danado: o valor de uma verdadeira amizade. As coisas que realmente importam: o sorriso que damos, o ombro amigo que oferecemos, a gargalhada verdadeira, o amor sincero, o valor da família.
Talvez o GPS na geração deles seja ultrapassado e eles terão perdido essa sensação de escolha. Por isso vou guardar tudo isso, para que eles jamais esqueçam, que o cerebro e o coração trabalham em sintonia. Quando um passa a frente do outro, as pessoas tendem a morrerem em vida. Mas farei a minha parte e ela será guardada para deixar de herança aos meus filhos para que eles possam ter a escolha de fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário